DOCUMENTOS DO PORTAL > IFUSP / EMAILS-ENVIADOS
DOCComando de Greve — IFUSP

Nota sobre o email da direção

Este documento ainda está sendo elaborado pelo comando de greve e pode sofrer alterações.

SOBRE O E-MAIL DA DIRETORIA: NÃO CAIAM NO TERROR

A Diretoria do IFUSP emitiu dizendo que, se a greve continuar, os calouros perderão o vínculo com a USP. Precisamos de calma e de informação porque o que aconteceu ontem, 21/05, no Conselho de Graduação (CoG) desmente diretamente esse tom alarmista.

O QUE ACONTECEU NO CoG DE ONTEM (21/05)

Sessão extraordinária de 4 horas, das 14h em diante.

1

Pauta do Calendário de 2027 e Debate sobre 2026/1

Estava em pauta o calendário de 2027. O prof. Girotto (Geografia) pediu o adiamento, com o argumento de que não faz sentido aprovar 2027 sem antes tratar deste semestre, atravessado pela greve. A representação estudantil reforçou a necessidade de discutir readequação do calendário e abono de faltas já para 2026/1, apresentando pareceres favoráveis de diversos CGs e notas de direções de unidades nesse sentido. A inclusão dessa pauta havia sido formalmente solicitada e negada. Marcos Neira suprimiu as demais falas e adiou a pauta.

2

Convocação de CoG Extraordinário

A PRG confirmou, em sessão, que a negociação em mediação, realizada em 21/05, encaminhou a convocação de um CoG extraordinário, após o fim da greve, para tratar especificamente da readequação do calendário acadêmico de 2026. Essa foi a tônica geral da sessão.

3

Deliberação da Greve pelos Estudantes

Marcos Neira afirmou que "o fim ou não da greve é decidido pelos estudantes" e que, após a próxima reunião de negociação (25/05), sairá nota imediata da PRG sobre o que for tratado.

4

Falas de Apoio dos Professores

Quase 3h da sessão foram tomadas por falas de professores de diversas unidades defendendo a greve em tons variados, do conciliatório (FAU) ao incisivo (o próprio CG do IF afirmou que a reitoria já perdeu o apoio estudantil e, se seguir assim, perde também o docente). A única fala abertamente contrária à greve foi a do CG da Poli (prof. Kurokawa).

5

Exigência de Apoio Público e Repúdio a Violência

A maioria dos professores que se pronunciaram exigiu da CoG e da PRG uma nota pública de apoio à greve e de repúdio à violência policial, lembrando a velocidade com que a reitoria respondeu à ocupação. A PRG ignorou.

POR QUE ISSO IMPORTA DIANTE DO E-MAIL DA DIRETORIA

1

Não existe portaria jubilando calouro

O que existe é um comunicado da PRG (03/2026) que reproduz trecho do regimento sobre reprovação por falta no primeiro semestre. Para qualquer calouro perder vínculo, a USP teria que reprovar todo mundo por falta e o próprio Pró-Reitor de Graduação já se comprometeu, em sessão de CoG, a convocar reunião extraordinária para rever o calendário. Não há cenário institucional em que se jubile uma turma inteira.

2

Quem delibera calendário é o CoG

A competência institucional para deliberação do calendário acadêmico é do Conselho de Graduação (CoG), não da Diretoria da unidade. E o CoG já está com a readequação encaminhada como pauta de sessão extraordinária.

3

Opção pelo caminho oposto ao da própria PRG

Enquanto reitoria e estudantes negociam, e enquanto professores de diversas unidades exigiam ontem (21/05) nota de apoio à greve, a Diretoria do IFUSP optou por mandar e-mail de pressão e desinformação aos calouros.

Documentação Oficial

Consulte os documentos oficiais e atas de assembleia para informações detalhadas e segurança jurídica.